segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aspectos Fisiograficos Austrália:

Clima:


De longe, a maior parte da Austrália é composta de desertos ou zonas semi-áridas — 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical: parte é floresta tropical, parte são pastagens e parte é deserto como, por exemplo, o Deserto do Outback.
Enquanto a maior parte do país se caracteriza pelo clima subtropical seco, as regiões situadas, de uma maneira geral, ao norte do Trópico de Capricórnio possuem clima tropical com a estação chuvosa nos meses de verão. A costa oriental, por sua vez, recebe chuvas monçônicas. A Grande Barreira de Coral, maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1200 quilómetros.







Relevo:


Formada por um imenso bloco conquistado à costa, a Austrália é um pouco variada em termos de relevo e de paisagem. Dois terços do país são ocupados pelo Escudo Australiano, uma vasta planície desértica cuja monotonia só é quebrada por montanhas pouco elevadas e alguns cumes arredondados, isolados no meio das planícies. A leste deste Escudo, a Grande Bacia Artesiana estende-se entre o golfo de Carpentária e o lago Eyre. É nesta grande depressão que se encontram as reservas subterrâneas de água e a única bacia fluvial com alguma importância: o Murray-Darling.
Ocupando toda a parte oriental, da península do Cabo York à Tasmânia, surge uma sucessão de modestas montanhas e planaltos, que constitui a Cordilheira Australiana. Esta prolonga-se para sueste através dos Alpes australianos, nos quais se encontram os cumes mais altos do país, como por exemplo o Monte Kosciuszko, que tem 2.228 metros de altura.





Vegetação:



caracteriza-se pelo reduzido número de formas e pela alta percentagem de espécies endémicas e espécies típicas exclusivas de cada área. Na zona da Cordilheira Australiana encontram-se bosques de eucaliptos, acácias, cedros e pinheiros, enquanto nas terras baixas predominam a savana, as pradarias e a vegetação própria da estepe. Nas regiões mais áridas e nos desertos prevalece uma flora espinhosa conhecida como "scrub". Porém, na região do oeste existem mais de 6.000 variedades de flores, que desabrocham entre os meses de Setembro e Novembro. Mesmo assim, não se deve esquecer que na Austrália os corais e as madrepérolas atingem o seu maior desenvolvimento.



A vegetação em geral é de savanas e florestas temperadas (eucaliptos)







Hidrografia:



Os rios da Austrália, por causa do clima mais seco, são de pouca expressão.Existem muitos rios temporários, que desaparecem durante a estiagem. Os destaques são os rios Darling e Murray, que perdem parte de seu volume d'água mas não desaparecem.O Murray, rio permanente, é alimentado pelo ferro fundido das neves à sua fonte, na região do monte Kosciusko, e por grandes afluentes como o Darling e o Murrumbidgee; lança-se no mar sobre a costa do sul, ao leste de Adelaide. A rede Murray-Darling-Murrumbidgee, navegável para mais a grande parte durante a estação húmida, constitui principal o sistema hydrographique da Austrália, cobrindo mais de 1,1 milhão de km2.








Solo:


É Bastante Variado,bastante fertil,o seu uso é feito a partir:

terra arável - 6%
cultivo permanente - 0%
pastagens permanentes - 54%
florestas - 19%
outros - 21%

Recursos naturais - bauxita, carvão, minério de ferro, cobre, estanho, ouro, prata, urânio, níquel, tungsténio, areias minerais, chumbo, zinco, diamantes, gás natural e petróleo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário