segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aspectos fisiográficos do Egito

Clima:

A precipitação é baixa no Egipto, excepto nos meses de Inverno.[21] Ao sul do Cairo, a precipitação média é de apenas cerca de 2 a 5 mm ao ano, em intervalos de muitos anos. Numa faixa estreita do litoral norte, chega a 410 mm,[22] concentrada principalmente entre Outubro e Março. As montanhas do Sinai e algumas cidades litorâneas ao norte, como Damieta, Baltim, Sidi Barrany e, mais raramente, Alexandria, vêem neve.
As temperaturas médias situam-se entre 27º e 32°C no verão, chegando a 43º no litoral do mar Vermelho, e entre 13 e 21°C no inverno. Um vento constante de noroeste ajuda a baixar a temperatura no litoral mediterrâneo. Outro vento, o Khamsin, sopra do sul na primavera, trazendo areia e poeira, e pode elevar a temperatura no deserto para mais de 38°C.

Os meses de verão são quentes, com a temperatura entre 27 e 40 graus centígrados, ar seco e baixa umidade. Em Alexandria, no Mediterrâneo, os meses de Dezembro a Fevereiro são chuvosos e frescos. De Outubro a Abril é o melhor período climático, com a temperatura variando entre 15 e 20 graus centígrados.

Clima Semi Arido Predominante no Egito


Relevo:

O Egito é um país eminentemente desértico. O deserto de Líbia (por o oeste), que em realidade é o deserto do Sahara, se caracteriza pelas suas finas areias e imensas dunas. Em cambio, pelo leste, o deserto se mantém, mas com um aspecto totalmente diferente num terreno seco e desolado onde se erguem uma sucessão de rochas calcinadas pelo sol conhecidas como Cordilheira Arábiga ou Deserto Arábigo. Também a Península do Sinai, ao oeste do país entre os golfos de Suez e Aqaba, é muito árida. Nela encontra-se o Monte Sinai e o Monte Catarina, este último com 2.642 metros de altitude, sendo o mais alto do país.

Vegetação:
Egito é um país onde se misturam o deserto e uma exuberante vegetação, o que provoca um contraste paisagístico muito estimulante.

Em meio de tórridas areias e calcinadas rochas os oásis oferecem um refugio paradisíaco. Cheios de palmeiras e rodeando a única fonte de água que pode-se encontrar no imenso vazio, se convertem em pequenos paraísos. O dourado e o verde intenso ressaltam com força oferecendo um espetáculo impressionante. Nos oásis se pode provar deliciosas tâmaras que seguramente algum nativo lhe oferecerá recém colhido das palmeiras. aparte de palmeiras abundam as plantas de tamanho médio e diversas espécies de flores.

A flora do Egito tinham duas espécies emblemáticas: a flor de loto e o papiro. Desgraçadamente o loto tem desaparecido por completo e a pesar de que ainda se pode encontrar papiros no Delta, esta planta tem desaparecido no resto do curso do rio. A vegetação espontânea só se da no Delta do Nilo, a zona mais fértil onde se pode admirar acácias robinias, eucaliptos, mangas e figus. Também nesta zona se pode ver grandes extensões de algodões, cereais, cana de açúcar e amendoins. Abundam oliveiras e pessegueiro, sobretudo na Península do Sinai, enquanto que nas zonas de irrigação crescem hibiscos, adelgas, buganvíles e fragrantes jasmins.

Hidrografia:
Grande bacia hidrográfica do país é a do Nilo, cujo curso total, com 6.696km de extensão, é único a atravessar os desertos do NE africano até atingir o Mediterrâneo. A região do vale do Nilo, situada ao S de Assuan, é quase desértica. A partir de Assuan, onde se localizam a primeira catarata e a grande represa do mesmo nome, o rio corre num leito estreito (2 a 10km de largura), atingido sua largura máxima em Kom-Ombo (15Km). Nessa região, o vale é ladeado por uma cadeia de colinas rochosas com altitude média de 300m. A 5km ao N do Cairo, o rio divide-se em dois braços principais, formando um dos delta mais férteis do mundoref/s1600- Rio Nilo o Maior de Extensão do Egito.


Solo:



Um milhão de hectares em áreas irrigadas sofrem de salinização problemas, exploração madeireira e sodicidade água. . A maioria dos sal-solos afetados estão localizados na parte central norte-Delta do Nilo e na sua lados leste e oeste. . Maior atenção tem sido dada à melhoria dos solos afetados-sal, uma vez que são potencialmente produtivos e exigem menos investimentos, esforço e tempo para restabelecer a sua produtividade, além da conquista de novas terras

Com base na referência mundial Base de Dados de recursos do solo, o solo egípcio principais grupos são: Arenosols (AR), Calcisols (CL) associada Gypsisols (GY), Calcisols (CL), Fluvisols (FL), Leptosols (LP), Regosols ( RG), Solonchaks (SC) e Vertissolos(RV)
Solo Egipcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário